Abraço Rede Amarais – Quem é Quem: Fundação FEAC

Nascida em 1964, a Fundação FEAC é um modelo singular de instituição que tem como missão estatutária “A promoção humana, a assistência e o bem-estar social, com prioridade à criança e ao adolescente”.

Sua origem foi influenciada por diversas lideranças, sendo que algumas pessoas tiveram papéis decisivos em seu processo de instituição. Entre elas, o engenheiro, advogado e administrador de empresas Eduardo de Barros Pimentel (hoje Chanceler das Faculdades Integradas Rio Branco) e o advogado Darcy Paz de Pádua (ex-professor e ex-secretário Municipal de Promoção Social – 1982-1987). Os dois são membros vitalícios do Conselho Curador da FEAC e presenças atuantes na instituição.
No início de 1964, a primeira grande reunião pública marcou a criação da Federação das Entidades de Assistência Social, com apresentação e definição dos objetivos de integrar o trabalho social, articular e centralizar a arrecadação de fundos para as entidades e proporcionar orientação técnica, contábil e jurídica às entidades sociais.
O ex-prefeito de Campinas, Lafayette Álvaro, manifestou apoio à iniciativa e ofereceu a Fazenda Vila Brandina à Fundação Odila e Lafayette Álvaro, como patrimônio para viabilizar os trabalhos de promoção social.
O estatuto da Fundação FEAC, que priorizava a proteção às crianças de famílias de baixa renda, foi aprovado em 14 de abril de 1964. A primeira entidade a filiar-se foi a Creche Bento Quirino, em maio de 1965. Atualmente, a Fundação conta com cerca de 80 entidades conveniadas que juntas, através de mais de 100 unidades de atendimento, formam uma rede de solidariedade que assiste de forma permanente e direta aproximadamente 70 mil pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Embora a sigla FEAC signifique Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, a instituição tem personalidade jurídica de Fundação de direito privado, constituída por um patrimônio destinado a uma causa pública, sem fins lucrativos.
O patrimônio originário da Fundação FEAC foi fruto de um gesto de benemerência do casal Odila Egídio de Souza Santos Camargo e Lafayette Álvaro de Souza Camargo, que doou as terras da Fazenda Brandina para o desenvolvimento de ações sociais na cidade de Campinas/SP que hoje são realizadas pela Fundação FEAC.
A gestão do patrimônio deixado por Odila e Lafayette Álvaro é feita por meio de participações em empreendimentos e locações de imóveis.
Entidades:
São cerca de 80 entidades socioassistenciais, com mais de 100 unidades de atendimento, que compõem a rede de conveniadas à Fundação FEAC e estão espalhadas por todas as regiões de Campinas.
O que faz a FEAC
ASSESSORAMENTO TÉCNICO
Com vistas às boas práticas, excelência e conformidade das ações desenvolvidas.
ASSESSORAMENTO ADMINISTRATIVO
Apoio e consultoria na seleção de equipes, gestão de pessoas e serviços de controladoria.
PROJETOS
Mantemos convênio com entidades em projetos com foco em educação, assistência social e estímulo ao voluntariado.
COMUNICAÇÃO
Apoio na divulgação de eventos promovidos com objetivo de estreitar laços entre organizações e a sociedade.
Projetos:
Além de apoiar organizações da sociedade civil, especialmente entidades parceiras, a Fundação FEAC potencializa as propostas de trabalho destas instituições ao executar programas, projetos e ações de iniciativa própria (algumas em parceira com outras instituições privadas).
Conheça os principais projetos abaixo:
Mobilização para autonomia teve seu início no ano de 2015 com o objetivo de fortalecer as organizações da sociedade civil, realizar incidência pública e mobilizar a sociedade para o enfrentamento das barreiras que “incapacitam” as pessoas com deficiência no município.

A Fundação FEAC reconhece a educação como eixo estratégico para desenvolvimento humano, social e econômico e ainda como ingrediente indispensável que promove mobilidade social. Alinhada à sua missão estatutária (“A promoção humana, a assistência e o bem-estar social, com prioridade à criança e ao adolescente”), a FEAC entende que a escola é um espaço privilegiado neste contexto e, por isso, promove em 2015 a segunda edição da iniciativa FEAC na Escola.
FEAC ARTE E CULTURA é o programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos o contato, a fruição e o estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. Estes direitos são garantidos pela Constituição Federal, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Plano Nacional de Cultura.
COMPROMISSO CAMPINAS PELA EDUCAÇÃO Lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, o Compromisso Campinas pela Educação visa mobilizar a sociedade civil a fim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas/SP.
Desde 2013, o Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) direciona esforços às entidades de Educação Infantil, considerando que o público atendido por estas instituições está em uma fase de extrema relevância no conjunto da vida humana.
FUNDAÇÃO FEAC
Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34
Jardim Brandina – Campinas/SP | 13092-540
Telefone: 37943500
Resumo
