União Cristã Feminina (UCF)

Abraço Rede Amarais – Quem é Quem: União Cristã Feminina (UCF)

Atualizado em 31/10/2017

UCF – União Cristã Feminina

Rua Olívio Manuel de Camargo, 291 – Jardim Santa Mônica –

Campinas/SP – CEP 13082-125

Fone: 3246-2462

e-mail: ucfeminina@terra.com.br

Site: www.uniaocristafeminina.org.br

Fundação: 03/10/1972

Trajetória Histórica

A União Cristã Feminina foi fundada por um grupo de amigas que desde, a década de 60, se reuniu para trabalhar em prol dos menos favorecidos. Iniciaram seu trabalho  arrecadando alimentos junto a indústrias do ramo e pouco a pouco foram se envolvendo na luta contra a fome. Em 1972 após inúmeras ações, na comunidade, o grupo de mulheres fundou a União Cristã Feminina, com o objetivo de contribuir para redução do quadro de desnutrição que assolava a comunidade. Procurando atender as necessidades da comunidade da região dos Amarais a instituição passou por inúmeras mudanças, desde sua fundação, tanto no que diz respeito à estrutura física, público alvo e ações desenvolvidas.

 Durante sua trajetória muitos contribuíram para que a Instituição se mantivesse presente e atuante nesta comunidade, entre eles os próprios moradores e a FEAC que ate hoje se mantém parceira. A parceria com os moradores determinou o papel Institucional nas diferentes épocas e contextos políticos.  Foi na sede da UCF que por diversas vezes a comunidade se articulou para buscar melhorias para a comunidade.

Talvez muitos não saibam que a primeira unidade de saúde do Jardim Santa Mônica iniciou seus trabalhos ocupando salas da UNIÃO CRISTÃ FEMININA, após mobilização da comunidade.

 

 

 

Posteriormente a Instituição teve papel importante na Aliança de Campinas pela Educação unindo forças com a E.E. 31 de Março e moradores com o objetivo de que a comunidade atingisse a marca de nenhuma criança fora da escola.

Em 1999, a E.E. 31 de Março  e a UNIÃO CRISTÃ FEMININA realizam o  1º Abraço Educativo do Jardim Santa Mônica que posteriormente se fortalece e se consolida como, Rede Abraço Amarais,  uma das mais consistentes redes de integração e ação social na cidade e paralelamente lançam o primeiro exemplar do Jornal Ação Social que em 2000 agrega outros parceiros como: Grupo Primavera, Creche Cenáculo e ABC.

Em 2002 o Programa de Atenção à Família recebe reconhecimento nacional sendo um dos quatro finalistas do Premio Criança 2002 na categoria Convivência Familiar.

Entre 2006 e 2010 integra o Projeto Além das Letras apoiado pelo Fundo Juntos pela Educação, mais uma vez em parceria com os serviços e instituições que compõem a Rede Abraço.

Em 2010 a UCF recebe da câmara municipal de Campinas o “Diploma de Mérito Herbert de Souza – Betinho” pelo Programa de Protagonismo Juvenil (Centro de Juventude) que tinha como objetivo estimular e apoiar, adolescentes e jovens, em iniciativas de cunho socioeducativo voltados a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

Em 2013, com o Instituto Eccen e COHAB recebe menção honrosa na 11ª edição do Projeto Cidadão pela execução do projeto “Aprendendo WordPress” elaborado pela Rede Abraço.

Hoje a Instituição atende diariamente 180 crianças/adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos e continua demonstrando sua vocação para o trabalho em parceria com os moradores, instituições e serviços presentes na comunidade.

Descrição das atividades oferecidas 

Sistematicamente a UCF reavalia suas ações e forma de atuação junto às crianças, adolescentes e seus familiares. As atividades desenvolvidas são pautadas na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, deste publico, procurando complementar o trabalho social com famílias realizado por meio dos Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Para elaboração das atividades consideramos a fase de desenvolvimento humano para a qual ela será destinada , o ingresso na vida escolar e o encurtamento da infância gerado pela absorção de responsabilidades domésticas vivenciado por muitas crianças, seja pela situação de pobreza, pela cultura ou pela fragilização dos vínculos afetivos. Desta forma o atendimento é realizado através de intervenções lúdicas,esportivas, culturais artísticas e recreativas a partir de um tema gerador que nasce das necessidades identificadas pela equipe executora e pela demanda dos usuários. Hoje a rotina é recheada de muita contação de histórias, rodas de conversa, eventos culturais como exposições, sarais, oficinas artes plásticas e oficinas onde aprendem a utilizar recursos de mídia. Também participam de oficinas de canto coral e o aprendizado de instrumentos (violão, teclado, flauta e violino). Mas para além das atividades o que a Instituição oferece é um espaço protetivo e de convivência grupal.

Atividades
CRIANÇAS/ADOLESCENTES

Alimentação

Atividades de Incentivo a Leitura        14937459_578456155685067_5746848949429388933_n

Empréstimos de Livros

Musicalização

Atividade Física

Informática e Cidadania

Monitor Mirim

Recreação

Inglês

Arte Educação

Brinquedoteca

100% das crianças atendidas frequentam regularmente a Escola

Faixa etária, horários e dias de funcionamento:

Crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, de segunda a sexta feira das 7h às 17h.

Quantidade atendida – 180

Parcerias (financeiras e/ou executoras) :

  • Financeiras  – Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, FEAC , Fundo Municipal da Criança e do Adolescentes através do 1% do Imposto de Renda
  • Executoras – Todas as Instituições e serviços que compõem a Rede Abraço

dae033881c2377a3f0a013ee781a5f4d
Participando do Evento Caminhada da Paz

Ajudando a plantar a primeira semente

Desde 1999 quando juntamente com a Escola Estadual 31 de Março lançou a semente para a formação da Rede Abraço através do I Abraço Educativo Social do Jardim Santa Mônica. A UCF é uma das instituições fundadoras do Abraço Rede Amarais.

Grandes conquistas

A União Cristã Feminina acredita em conquistas coletivas e por este viés foram muitas as conquistas na trajetória da UCF e seus parceiros. A implantação do Centro de Saúde; o projeto Alem das Letras que beneficiou tantas Instituições, serviços e crianças; a Aliança de Campinas pela Educação que teve seu inicio graças a parceria da UCF com a E.E. Trinta e Um de Março e a comunidade; Cursos trazidos para a comunidade que só se realizaram em função das parcerias aqui estabelecidas; a Rede Abraço e tantas outras.

 

 

 

Como Contribuir
Tornando-se um Associado

Como Associado você contribuirá diretamente no desenvolvimento dos Projetos. Sua contribuição pode ser trimestral, semestral ou anual de acordo com sua disponibilidade.

Tornando-se um Voluntário

Ser  voluntário é dedicar parte do seu tempo, sem remuneração alguma, as atividades desenvolvidas pela UCF- União Cristã Feminina. Entre em contato para conhecer os programas e escolher onde poderá investir o seu talento. Se você tem interesse em se tornar um voluntário da UCF – União Cristã Feminina , envie um e-mail para ucfeminina@terra.com.br

Tornando-se um Colaborador Eventual

As contribuições eventuais, sejam elas financeiras ou em produtos (alimentícios, de material escolar, de escritório, limpeza, informática e outros), são importantes para a sustentabilidade de nossos projetos e podem ser encaminhadas diretamente a instituição.

Tornando-se um Parceiro Financiador de nossos projetos através da destinação de parte do seu imposto de renda (Pessoa físicas ou jurídica) 

Para maiores informações consulte a pagina  do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente através do link  http://fmdca.campinas.sp.gov.br/

10513288_288127661366577_5888888765988982481_n
Elaine Alves do Carmo (Assistente Social Coordenadora da UCF) durante evento na entidade

 

 

 

Resumo

União Cristã Feminina

Fundado em: 3/10/1972

Atuação: Jardim Santa Mônica desenvolvendo o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Atividades: Através de experiências lúdicas, esportivas, culturais artísticas e recreativas proporciona um espaço de proteção social e de desenvolvimento básicos de aprendizagem e/ou risco social e pessoal preparando-as para o exercício da cidadania.

Usuários: 250 crianças, adolescentes e jovens. E 180 famílias.

topo_08

UCF – União Cristã Feminina

Rua Olívio Manuel de Camargo, 291

Jardim Santa Mônica

Campinas/SP – CEP 13082-125

Fone (19) 3246-2462

e-mail: ucfeminina@terra.com.br

site oficial: União Cristã Feminina (http://www.uniaocristafeminina.org.br/)

Fale Conosco: UCF

Facebook: União Cristã Feminina

YouTube: Canal União Cristã Feminina (e entre e assista os vídeos produzidos pelos jovens e crianças atendidos pela instituição)

Fotos e mais fotos:

10369868_288141558031854_3380131613517748660_n
Cartunista Dálcio Machado e sua escultura produzida pelos jovens da UCF

 

 

 

1376375_171441176386569_1959448955_n
Elaine (UCF) e Luciana (Paróquia São Marcos) durante o XV Abraço
1381374_545557198854560_2000694664_n
Durante apresentação da Rede Abraço em evento da FEAC

Noticias:

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/paloma-e-lohaynny-participam-de-intercambio-de-badminton-na-dinamarca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s