Coral “Vozes da Saúde” – Centro de Saúde Jardim São Marcos

Coral Vozes da Saúde

por Silvana Terume

coral eva 2
Ensaio do Coral em 2015

O coral do Centro de Saúde São Marcos, Vozes da Saúde,  foi criado em 2006 por duas servidoras, Vera – terapeuta ocupacional – e Fabiana – agente comunitária de saúde. A ideia surgiu em parceria com estagiárias da enfermagem da Unicamp, que sinalizaram o quanto seria rico ser oferecido um espaço para desenvolver uma atividade de promoção de saúde. O coral consegue unir o desenvolvimento de uma habilidade (cantar), o convívio social e a autoestima. Para nossos pacientes, este é um grupo bastante valioso, que cumpre o papel de promoção de saúde e contribui com o tratamento daqueles que estão adoecidos.

Logo em 2008, Evanilda, técnica em enfermagem, começa a participar deste projeto e desde 2010 ela está a frente deste trabalho promovendo encontros entre os participantes, contribuindo com a autoestima de tantos e a “soltar a voz” de quem não era ouvido!

coral eva
 Apresentação do coral no Evento Abraço 2016 – CEU Vila Esperança

Em 2017, Evanilda, que é integrante do Colégio Vocale e aluna da Escola Livre de Música da Unicamp no curso de percussão sinfônica, tem ensinado técnicas vocais para os participantes do coral, não se restringindo a ensinar apenas as letras das músicas.

Este importante trabalho não seria possível sem o incentivo de toda a equipe do Centro de Saúde e sem o envolvimento da comunidade.

Durante estes anos, o grupo Coral “Vozes da Saúde” já foi apresentado na IV Mostra de Experiências da Atenção Básica – Saúde da Família – Práticas integrativas e complementares no ano de 2014 em Brasília, participa anualmente do Evento Abraço na Região dos Amarais e frequentemente é convidado a se apresentar em outros eventos como esta semana aconteceu, na abertura da Semana do Idoso na Unicamp.

O coral ensaia todas as segundas-feiras, das 8h às 10h, no Centro de Saúde São Marcos, e para participar basta manifestar o interesse, conversando com a Evanilda neste horário. O grupo é aberto para jovens e adultos da região dos Amarais.

Silvana Terume é psicóloga no Centro de Saúde São Marcos (Jardim São Marcos – Campinas) e vai escrever regularmente neste blog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s