Outubro Rosa?

Especial

O que é Outubro Rosa?

objetivos-do-outubro-rosa-1024x576

O Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama (BCAM), também referido na América como Mês Nacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama (NBCAM), é uma campanha internacional de saúde internacional organizada por grandes instituições de caridade de câncer de mama em outubro para aumentar a conscientização sobre a doença e levantar fundos para pesquisa em causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. A campanha também oferece informações e apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama. O mês de conscientização sobre o câncer de mama é uma campanha anual que pretende educar as pessoas sobre a importância do rastreio precoce, teste e muito mais. Esta campanha começa em 1 de outubro e termina em 31 de outubro de cada ano.

Quais são os Objetivos do Outubro Rosa?

Outubro Rosa têm como objetivo conscientizar as mulheres sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo. Mesmo assim, grande parte dos diagnósticos acabam sendo tardios.

Embora seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.

outubro-rosa

O que é Câncer de Mama?

O câncer de mama começa quando as células do peito começam a crescer fora de controle. Essas células geralmente formam um tumor que muitas vezes pode ser visto em um raio-x ou sentiu como um nódulo. O tumor é maligno (câncer) se as células podem crescer (invadir) os tecidos circundantes ou espalhar-se (metástase) para áreas distantes do corpo. O câncer de mama ocorre quase que inteiramente em mulheres, mas os homens também podem contrair câncer de mama. As células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar câncer e podem se espalhar para outras áreas.

Câncer de Mama Masculino

O câncer de mama masculino, que é raro, é geralmente negligenciado. Em 2009, os grupos masculinos de defesa do câncer de mama e a Fundação Brandon Greening para o câncer de mama em homens, juntaram-se para estabelecer globalmente a terceira semana de outubro como “Semana de conscientização do câncer de mama masculino”.

Informações

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 – INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 – SIM)

Como surgiu o Outubro Rosa?

outubro-rosa (1)

A Casa Branca decorou-se de rosa em homenagem ao Mês Nacional da Conscientização sobre o Câncer de Mama em outubro de 2008

A NBCAM foi fundada em 1985 em outubro como uma parceria entre a American Cancer Society e a divisão farmacêutica da Imperial Chemical Industries (agora parte da AstraZeneca, produtora de vários medicamentos contra o câncer de mama). O objetivo do NBCAM desde o início foi promover a mamografia como a arma mais eficaz na luta contra o câncer de mama. Em 1993, Evelyn Lauder, Vice-Presidente Corporativa Sênior das Empresas Estée Lauder, fundou The Breast Cancer Research Foundation.

Símbolo do Outubro Rosa: Laço Cor-de-Rosa

outubro-rosa-1

Inicialmente, os laços começaram a ser usados nos Estados Unidos, na década de 70, por Lenney Laingen, uma mulher cujo marido era mantido como refém no Irã. Os laços de cor amarela foram pendurados por ela e seus amigos em algumas árvores, e o objetivo era que o marido voltasse para casa.

A ideia de laços conscientizadores se popularizou e, nos anos 90, era a vez do câncer de mama receber seu próprio laço. Durante a Corrida pela Cura de Nova York de 1991, foram distribuídos laços cor-de-rosa para todos os participantes. No entanto, nessa época, ele ainda não era um símbolo muito forte.

Em 1992, a Estée Lauder Cosmetics, uma empresa de cosméticos, foi a responsável por popularizar o laço cor-de-rosa mundialmente.

Inicialmente, a cor dos laços era laranja, feitos por uma senhora chamada Charlotte Hayley. Ela vendia os lacinhos junto com um cartão que dizia que apenas 5% do budget anual do Instituto Nacional do Câncer era destinado à prevenção. Seu objetivo era convencer as pessoas de que isso tinha que mudar, causando pressão no governo.

Tudo isso chamou a atenção de Alexandra Penney, editora chefe da revista “Self” na época, e Evelyn Lauder, vice-presidente da Estée Lauder Cosmetics. Após algumas discussões — porque Hayley achava as duas mulheres muito comerciais e não queria vender sua ideia —, as duas mulheres de negócios resolveram lançar a campanha dos lacinhos mesmo assim, apenas mudando a cor para rosa.

Com a popularização desse símbolo, que foi distribuído nos Estados Unidos por diversas companhias, ele ficou conhecido como o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

Em 1997, uma organização resolveu tomar o símbolo para si: a Pink Ribbon International. Trata-se de uma organização não governamental sem fins lucrativos cujo enfoque é a luta contra o câncer de mama. Essa organização está presente em mais de 15 países ao redor do mundo.

Outubro Rosa Programação em Campinas -SP 2018

A Prefeitura de Campinas inicia nesta segunda-feira, 1º de outubro, a campanha do Outubro Rosa, um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A doença consiste na primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras. As informações são da Prefeitura de Campinas. 

A edição deste ano tem como tema “Mulheres Fortes, Eu Venci” e conta com uma extensa programação que inclui duas exposições, caminhada, revoada de balões, apresentação de dança, iluminação de prédios públicos na cor rosa e palestras sobre câncer de mama. Todas as atividades são gratuitas.

Abertura
A abertura do evento, na segunda-feira, terá dois momentos. O primeiro às 10h, no Symetria, na rua Itália, 388, Vila Andrade Neves. No local, haverá café da manhã e revoada de balões na cor rosa. Os balões são biodegradáveis e vão carregar, cada um, sementes de ipês-rosa para que possam brotar onde cair na cidade.
Também no Symetria, no mesmo dia, começa a venda das camisetas da campanha, por R$ 15,00. Toda renda obtida será revertida para o Grupo Rosa e Amor e para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp. No dia 31, encerramento da campanha, está agendada a entrega da renda arrecadada para as entidades.
O segundo momento da abertura acontece às 18h, no Balão do Castelo, com apresentação do Stúdio de Dança Érika Ramos. Será apresentada uma coreografia de hip hop com o título: A origem é bruta…O gigante não morreu!, que foi obteve recentemente o primeiro lugar na categoria de danças urbanas, no Festival de Danças Mercosul, na Argentina. O elenco é composto por 26 dançarinos, sendo alunos e ex-alunos das escolas municipais de Campinas. A academia fica localizada no distrito do Ouro Verde.
Monumentos iluminados
Também a partir de segunda-feira, o Paço Municipal, a Torre do Castelo e os reservatórios de água da Sanasa dos bairros Nova Campinas, Gramado, São Vicente, DIC, São Bernardo e Alto do Taquaral passam a ser iluminados, à noite, com uma luz rosa – a cor rosa é o símbolo da campanha.
Conscientização
“O Outubro Rosa é um mês para as mulheres se conscientizarem que precisam fazer a mamografia. Precisamos vencer o medo de realizar o exame e enfrentar o diagnóstico”, diz a primeira-dama Sandra Ciocci, líder do movimento Transforma Campinas (www.transformacampinas.com.br) e coordenadora da campanha do Outubro Rosa.
Sandra afirma que não é preciso esperar para marcar a mamografia na rede pública da cidade porque a fila foi zerada. Segundo ela, a campanha busca alertar as mulheres para que façam os exames preventivos do câncer de mama não somente durante o mês de outubro, mas ao longo do ano, permitindo assim fazer o diagnóstico precoce, tratar e superar a doença a tempo.
Exposições
No dia 8 de outubro, serão abertas duas exposições fotográficas nos shoppings Iguatemi e Galleria. As mostras reúnem trabalhos de 13 fotógrafos campineiros sobre 13 mulheres que aceitaram o desafio de contar como enfrentaram o câncer de mama.
Uma das mulheres retratadas será Valeria Peris, Miss Brasil 1994. Outro destaque da campanha é a participação da campeã brasileira de basquete, Karla Costa, que é a ‘madrinha’ do Outubro Rosa 2018.
Caminhada
No dia 21, um domingo, haverá a Caminhada Laço Rosa. Começa às 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. A atividade vai chamar a atenção para a importância do apoio de familiares e amigos na prevenção, tratamento do câncer e também na recuperação da autoestima.
O Outubro Rosa está sendo promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Symetria, Unimed, Grupo Bandeirantes, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Grupo Rosa e Amor, Caism, Ative Vida, Dimen, Groove 19, Agni´s, Grupo Mulheres do Brasil, D/Lavoro, Débora Selanne, Érika Ramos e Franco Júnior.
Palestras
Durante todo o mês, médicos especialistas do Caism Unicamp ministrarão palestras sobre câncer de mama. As palestras serão realizadas na Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA – mais conhecida como Guardinha, Patrulheiros Campinas, Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), Educandário Eurípedes e Infraero.
COC adere ao Outubro Rosa
O Centro de Oncologia de Campinas (COC) também fará parte da programação do Outubro Rosa. De 1º a 29 de outubro, o COC promoverá uma série de atividades, todas gratuitas.
Câncer de mama
Em Campinas, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. A melhor forma de prevenir esta doença é por meio do exame clínico anual e da mamografia. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em Campinas, a Secretaria de Saúde inicia os exames já a partir dos 40 anos. As mulheres que apresentarem nódulo ou outro sintoma terão os exames complementares realizados independente da idade e conforme o caso.
As mamografias são solicitadas nos Centros de Saúde e realizadas no Hospital de Amor, na Policlínica 1 e no hospital Celso Pierro.
Outubro Rosa
O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta causa. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.
Programação
Dia 1º
Às 10h – Abertura no Symetria com café da manhã e revoada de Balões. Rua Itália, 388, Vila Andrade Neves.
Às 18h – Abertura no Balão do Castelo com apresentação do Stúdio de Dança Érika Ramos e iluminação da Torre do Castelo.
Balão do Castelo, na Praça Vinte e Três de Outubro – Av. João Erbolato, S/N – Castelo.
Dia 8
Exposição de fotos nos shoppings Iguatemi e Galleria.
Dia 17
Às 19h – Leilão em prol do Caism e Grupo Rosa e Amor realizado pela Loja Débora Selanne. Rua General Osório, 2.310, Cambuí.
Dia 21
Às 8h, Caminhada Laço Rosa, na Arautos da Paz, Taquaral.
Das 9h às 12h – Evento beneficente Outubro Rosa com oficinas artísticas, atividades esportivas, música e palestras. Praça Carmela de Vita Godoy, Vila 31 de Março.
Dia 31
Às 10h – encerramento da campanha no Caism Unicamp.

Fontes pesquisadas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s