Especial
O que é Outubro Rosa?
O Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama (BCAM), também referido na América como Mês Nacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama (NBCAM), é uma campanha internacional de saúde internacional organizada por grandes instituições de caridade de câncer de mama em outubro para aumentar a conscientização sobre a doença e levantar fundos para pesquisa em causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. A campanha também oferece informações e apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama. O mês de conscientização sobre o câncer de mama é uma campanha anual que pretende educar as pessoas sobre a importância do rastreio precoce, teste e muito mais. Esta campanha começa em 1 de outubro e termina em 31 de outubro de cada ano.
Quais são os Objetivos do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa têm como objetivo conscientizar as mulheres sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo. Mesmo assim, grande parte dos diagnósticos acabam sendo tardios.
Embora seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.
O que é Câncer de Mama?
O câncer de mama começa quando as células do peito começam a crescer fora de controle. Essas células geralmente formam um tumor que muitas vezes pode ser visto em um raio-x ou sentiu como um nódulo. O tumor é maligno (câncer) se as células podem crescer (invadir) os tecidos circundantes ou espalhar-se (metástase) para áreas distantes do corpo. O câncer de mama ocorre quase que inteiramente em mulheres, mas os homens também podem contrair câncer de mama. As células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar câncer e podem se espalhar para outras áreas.
Câncer de Mama Masculino
O câncer de mama masculino, que é raro, é geralmente negligenciado. Em 2009, os grupos masculinos de defesa do câncer de mama e a Fundação Brandon Greening para o câncer de mama em homens, juntaram-se para estabelecer globalmente a terceira semana de outubro como “Semana de conscientização do câncer de mama masculino”.
Informações
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 – INCA)
Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 – SIM)
Como surgiu o Outubro Rosa?
A Casa Branca decorou-se de rosa em homenagem ao Mês Nacional da Conscientização sobre o Câncer de Mama em outubro de 2008
A NBCAM foi fundada em 1985 em outubro como uma parceria entre a American Cancer Society e a divisão farmacêutica da Imperial Chemical Industries (agora parte da AstraZeneca, produtora de vários medicamentos contra o câncer de mama). O objetivo do NBCAM desde o início foi promover a mamografia como a arma mais eficaz na luta contra o câncer de mama. Em 1993, Evelyn Lauder, Vice-Presidente Corporativa Sênior das Empresas Estée Lauder, fundou The Breast Cancer Research Foundation.
Símbolo do Outubro Rosa: Laço Cor-de-Rosa
Inicialmente, os laços começaram a ser usados nos Estados Unidos, na década de 70, por Lenney Laingen, uma mulher cujo marido era mantido como refém no Irã. Os laços de cor amarela foram pendurados por ela e seus amigos em algumas árvores, e o objetivo era que o marido voltasse para casa.
A ideia de laços conscientizadores se popularizou e, nos anos 90, era a vez do câncer de mama receber seu próprio laço. Durante a Corrida pela Cura de Nova York de 1991, foram distribuídos laços cor-de-rosa para todos os participantes. No entanto, nessa época, ele ainda não era um símbolo muito forte.
Em 1992, a Estée Lauder Cosmetics, uma empresa de cosméticos, foi a responsável por popularizar o laço cor-de-rosa mundialmente.
Inicialmente, a cor dos laços era laranja, feitos por uma senhora chamada Charlotte Hayley. Ela vendia os lacinhos junto com um cartão que dizia que apenas 5% do budget anual do Instituto Nacional do Câncer era destinado à prevenção. Seu objetivo era convencer as pessoas de que isso tinha que mudar, causando pressão no governo.
Tudo isso chamou a atenção de Alexandra Penney, editora chefe da revista “Self” na época, e Evelyn Lauder, vice-presidente da Estée Lauder Cosmetics. Após algumas discussões — porque Hayley achava as duas mulheres muito comerciais e não queria vender sua ideia —, as duas mulheres de negócios resolveram lançar a campanha dos lacinhos mesmo assim, apenas mudando a cor para rosa.
Com a popularização desse símbolo, que foi distribuído nos Estados Unidos por diversas companhias, ele ficou conhecido como o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.
Em 1997, uma organização resolveu tomar o símbolo para si: a Pink Ribbon International. Trata-se de uma organização não governamental sem fins lucrativos cujo enfoque é a luta contra o câncer de mama. Essa organização está presente em mais de 15 países ao redor do mundo.
Outubro Rosa Programação em Campinas -SP 2018
A Prefeitura de Campinas inicia nesta segunda-feira, 1º de outubro, a campanha do Outubro Rosa, um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A doença consiste na primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras. As informações são da Prefeitura de Campinas.
A edição deste ano tem como tema “Mulheres Fortes, Eu Venci” e conta com uma extensa programação que inclui duas exposições, caminhada, revoada de balões, apresentação de dança, iluminação de prédios públicos na cor rosa e palestras sobre câncer de mama. Todas as atividades são gratuitas.
Fontes pesquisadas:
- OPAS
- Jornal Correio Popular – Campinas
- INCA
- Ministério da Saúde
- Caism – Unicamp