A importância do Distanciamento Social

#abraçoredeamarais

Pandemia Covid-19

20200313200207709530i

Estamos em Distanciamento Social*¹ por causa do avanço da Covid-19, um tipo de Coronavírus que tem contaminado e levado a morte um grande número de pessoas em praticamente o mundo todo . Muitos destes países só se deram conta da gravidade da doença quando o país já vivia uma epidemia e decretaram Quarentena*², infelizmente em muitos casos já era tarde, mas as medidas conseguiram conter em parte o avanço da doença. Outros países logo no inicio das noticias de que a China vivia uma pandemia e que o vírus avançava em outros países decretaram o Isolamento Social muito mais rapidamente.

No Brasil a indicação de que seria necessária uma medida mais drástica de isolamento social, seguida da determinação de Quarentena por muitos estados e municípios, foi (e é) com certeza o que tem feito os números da doença não dispararem. Lembrando que o Isolamento Social é uma alternativa para não disseminar a doença e fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) entrar em colapso, pois é claro que não teríamos leitos para todos. Com estas medidas de isolamento já deu tempo de construírem hospitais de emergência em estádios de futebol e espaços de eventos, e mesmo assim eles não serão suficientes se tivermos uma epidemia como na Itália, Espanha ou Estados Unidos.

Solidariedade

Muitas famílias tiram o seu sustento de empregos informais ou a renda mensal não cobrem todo o gasto familiar. Com a Quarentena decretada tanto pelo governo do Estado de São Paulo, como pelo prefeito de Campinas, vários trabalhadores (as) não podem ir trabalhar e já começam as demissões.

As entidades da Rede Abraço Amarais, assim como o poder público na área de Assistencial Social e Saúde tem feito enormes esforços para auxiliar estas famílias nesse momento.

Saiba tudo sobre as ações da rede Abraço Amarais e o auxilio dos governos municipais, estaduais e federais. (clique aqui)

91944637_1454212241418756_7298757682113019904_o

*¹O que é isolamento?

Quando falamos em isolamento, estamos nos referindo a uma situação em que uma pessoa deve ficar completamente isolada, isto é, sem contato com ninguém. Isso é feito quando uma pessoa está comprovadamente doente, e o objetivo é afastá-la do convívio social. Esse isolamento pode ser hospitalar ou domiciliar.

Atualmente o termo isolamento é usado, por muitos, para se referir às medidas de Distanciamento Social. Esse distanciamento busca evitar o contato de uma pessoa com outra a fim de diminuir a propagação de uma doença.

No distanciamento social, recomenda-se, por exemplo, que a pessoa fique em sua casa, evitando sair sem necessidade e também aglomerações. Também é recomendado o fechamento de escolas, comércio e atividades não essenciais. O home office deve ser adotado nos casos em que esse tipo de forma de trabalho é permitido.

O distanciamento social é uma medida importante para garantir a saúde de uma população diante de uma doença. Esse distanciamento ajuda a reduzir o número de casos da doença e evitar também um colapso do sistema de saúde. Essa medida foi adotada, por exemplo, em vários locais do mundo durante a pandemia de COVID-19. Apesar de ser uma medida dura, foi fundamental para frear o avanço da doença na China, por exemplo.

naom_5e70c246bf44d

*²Quarentena

Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas sadias, mas que podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.

Apesar das críticas, em casos de doenças graves e com grande transmissibilidade, a quarentena ainda é adotada. Um exemplo recente é o da cidade chinesa de Wuhan, colocada em uma quarentena a fim de evitar que o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) se espalhasse e que se aumentassem os casos da doença COVID-19.

Quarentena não significa 40 dias de reclusão

Muitas pessoas pensam que a quarentena refere-se a 40 dias de reclusão, porém isso não é  verdade. O tempo de quarentena é determinado de acordo com o período de incubação da doença.

Imagine uma doença que tem período de incubação de 10 dias, ou seja, a pessoa começa a desenvolver os sintomas dessa enfermidade após 10 dias do contato com o agente causador. A quarentena, nesse caso, deve ter o mínimo de 10 dias após a pessoa ter tido contato com uma outra doente ou um local onde a doença está ocorrendo.

Fonte Brasil Escola

 

Mapa do Covid-19 -infectados, curados, mortos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s