#abraçoredeamarais #campinas-sp #regiãodosamarais #solidariedade
Pandemia Covid-19
Quando um paciente sai da internação por Covid-19 geralmente segue-se um protocolo de médicos e enfermeiros aplaudindo a pessoa. Mas também é chocante ver que praticamente todos saem em cadeiras de rodas e vão para suas casas. Eles estão curados do Coronavírus, mas ainda estão em recuperação do duro tempo de internação onde a maioria fica entubada e até em coma induzido por 20, 30 ou 50 dias.
Não é simplesmente sair e ir embora, ainda falta trilhar um caminho que poucas vezes é divulgado.
A reabilitação de pacientes com Covid-19 acontece em três frentes: fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Então é um longo e ardoroso caminho a se seguir.
A fisioterapia atua desde a entrada do paciente para internação. Na UTI, os profissionais trabalham com a ventilação na recuperação da função pulmonar. A fonoaudiologia ajuda o paciente desentubado a falar e a comer de novo. Com a recuperação respiratória e motora, os pacientes com Covid-19 ainda precisam reorganizar os próprios pensamentos.
Trechos de reportagem da Radio CBN
Afinal o paciente sai e vai para o isolamento social, tem medo de ser contaminado de novo (apesar de não termos notícias de novos contaminamentos). É preciso reaprender a comer, falar e respirar. Reaprender a andar e tirar da cabeça o constante pavor da doença.
Vamos publicar aqui no nosso blog uma série de artigos com os três profissionais mais importantes na pós recuperação
- A Fisioterapeuta Sandra Watanabe fala sobre a Fisioterapia e a Covid-19
- A Professora e Fonoaudióloga Helenice Nakamura fala sobre o trabalho da fonoaudiologia com os recuperados de Covid
- O Psicólogo Leonardo Duart Bastos fala sobre a importância do acompanhamento com psicólogos após a recuperação dos pacientes da Covid-19
Leia:
Depois da UTI, pacientes com Covid-19 encaram reabilitação – CBN