Somos Todos Vizinhos

Vizinhança Abraçada

A Rede Abraço Amarais lança a Campanha Vizinhança Abraçada – Somos Todos Vizinhos para que através da União de todos possamos acabar com uma prática que tem causa do muito prejuízo ao trabalho das entidades, os arrombamentos e furtos. só este ano as entidades que formam a Rede Abraço Amarais sofreram 7 arrombamentos. A ideia da campanha é lançar mão de algo simples: eu cuido de você e você cuida de mim, onde os moradores de cada rua, vizinhos das entidades possam cuidar também das entidades denunciando qualquer atividade suspeita. São as sementes para futuramente implantamos o Programa Vizinhança Solidária.

Só este ano (2020) às entidades que formam a Rede Abraço Amarais sofreram 7 arrombamentos. A ideia da campanha é lançar mão de algo simples: eu cuido de você e você cuida de mim.

Estes furtos, roubos e arrombamentos sempre ocorrem durante a noite ou aos finais de semana, e levam computadores, aparelhos de TV. Em dois dos casos levaram dois bebedouros. Também vandalizaram e roubaram a comida que seria feita para as crianças e jovens que fazem as refeições no local. Deixam o ambiente todo sujo, com casos até de urina. 

Não são apenas roubos, também é o vandalismo, que dói.

A cada evento desses, a entidade fica sem funcionar por um ou mais dias e isso prejudica aos usuários de várias idades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ideia dessa campanha é conscientizar a população da importância do trabalho realizado pelas entidades e serviços públicos da região (lembrando que os Centros de Saúde, Escolas e Creches também já foram alvos de roubos e furtos) e pedir que, num esforço conjunto, todos cuidem desses locais.

Os vizinhos podem notar uma movimentação estranha em dias e horários que as entidades ou serviços não funcionam, ou perceberem pessoas pulando o muro, luzes acesas altas horas da noite e qualquer movimento que fuja a rotina daquele local, e acionarem a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Guarda Municipal de Campinas pelo telefone 153.

Do mesmo modo os profissionais destas entidades que notarem algo estranho, sabendo que os vizinhos não estão nas suas casas naquele horário, vão também acionar a polícia ou a guarda.

A Campanha

A base da campanha possui três momentos:

  1. Somos todos Vizinhos: Você que não conhece a entidade que fica na sua rua pode marcar uma visita para conhecer tudo que as entidades fazem. De repente você vai descobrir que um filho(a) poderia estar participando de um curso, ou do fortalecimento de vínculos. Pode descobrir cursos para você, um espaço para as crianças e até para os idosos fazerem exercício, participarem de grupos de coral, dança, teatro. Mas o mais importante é você conhecer quem é o seu vizinho. Assim vai se fortalecer a vizinhança. Você pode também só querer colaborar com as entidades sem essa apresentação.
  2. Eu cuido de você e você cuida de mim: À partir dessa apresentação entre a entidade e os moradores vizinhos, podemos estabelecer que cuidaremos uns dos outros. Voltando naquela observação de alterações na rotina das entidades ou na sua casa e podermos acionar a policia ou a guarda para coibir os crimes de arrombamentos e furtos. É uma troca. Mas não serve só para crimes. de repente você percebe um incêndio e pode acionar o telefone 193 do Corpo de Bombeiros. Percebe um vazamento d’água e pode acionar a Sanasa 195. Tem alguém necessitando de um auxilio , ou de repente precisa entender como acessar um beneficio , tudo isso é possível através do Vizinhança Abraçada.
  3. Formar um núcleo do Programa Vizinhança Solidária: O programa Vizinhança Solidária é um programa promovido pelo Conselho de Segurança de cada região, em parceria com os Órgãos de Segurança, mas é o mesmo objetivo do Vizinhança Abraçada com um diferencial que é uma orientação e avaliação pelo Conseg. 

Vale salientar que todas essas fases são sugestões , que podem ou não serem aceitadas. Você pode colaborar com as entidades até se tiver passando pela rua e notar uma movimentação estranha e em segurança acionar a Policia ou a Guarda Municipal.

O que precisamos e queremos é coibir os crimes que prejudicam tanto os usuários das entidades e serviços. E isso, apenas unidos conseguiremos.

Vizinhança Solidária

Vizinhança-Solidária

O que é?

É um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar às ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam. Na prática o programa é de adesão voluntária, aberto a qualquer pessoa. Ele pode ser implantado em qualquer comunidade.

Qual a importância da prevenção primária?

A Prevenção Primária consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito, como: falta de iluminação, terrenos baldios, buracos nas ruas, imóveis ou veículos abandonados, entre outros.

Por que participar?

A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o segmento de responsabilidade social, dissipa as diferenças e melhora a organização urbana.

Responsabilidade da Polícia Militar e da Comunidade

A Polícia Militar é responsável por ofertar aos integrantes da comunidade ou seus representantes a implantação do programa, a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. A comunidade deve se organizar buscando a aproximação de seus integrantes para implementação do Programa e escolher quem serão os tutores.

Qual o custo?

A implantação do programa é gratuita, sendo que a comunidade poderá, caso considere necessário, custear equipamentos de segurança, de comunicação ou elaboração de placas de identificação, que serão colocadas nos locais onde o programa é desenvolvido.

Resultados esperados:

Reforçar que a segurança pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. O Programa Vizinhança Solidária só atingirá seu objetivo se contar com a efetiva participação da comunidade, se cada um der a sua contribuição para melhoria da segurança pública.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s