O melhor presente é o seu abraço

2018-12-02 09.33.46

Chega dezembro e a maioria das pessoas começa a pensar em várias coisas ao mesmo tempo: férias escolares, férias no trabalho, festas de final de ano, amigo secreto, fechamento do ano e presentes de Natal e Ano Novo.

Então segue-se aquela maratona de pessoas em busca do “presente ideal” para as pessoas queridas nos calçadões comerciais (em Campinas é a Rua Treze de Maio), nos shoppings e nos sites de compras. Tudo para que ao menos uma “lembrancinha” seja dada.

Pois bem, isso é o comportamento mais comum entre as pessoas. Mas vou propor uma reflexão, baseado nos meus 7 anos dentro do Abraço Rede Amarais e praticamente neste mesmo tempo trabalhando também em uma instituição da assistência social e porque não na minha vida dentro de uma paróquia.

Presentes não são o essencial!

E isso não é uma questão religiosa ou ideológica.

O que aprendi e vi na prática é que as pessoas ficam muito mais felizes com o carinho e atenção.

Quando um idoso ou uma criança recebem um abraço acompanhado de um sorriso é sempre mais gostoso. Dar atenção a pessoa, escutar o que um jovem está querendo contar, mesmo que a linguagem seja muito diferente da sua. Parar um tempo e escutar com atenção o que aquela pessoa quer falar é algo muito enriquecedor.

A palavra presente tem muitos significados e adjetivos no dicionário, mas um é muito significativo: “Presente: Que faz parte, está presente ou participa de determinado acontecimento ou evento.” ou seja a sua presença é algo especial.

Nestes tempos regidos pela velocidade da Internet, onde as pessoas estão trocando o contato pela tela dos smartphones, onde os aniversários não são recordados e sim avisados pela agenda do Facebook ou do e-mail, onde o mais perto de se ver e falar com algumas pessoas é uma chamada de vídeo, onde filhos e pais se falam pelo whatsapp mesmo estando na mesma casa. O que falta mesmo não são coisas materiais, falta mais atenção, carinho e amor.

Muita gente se sente solitária mesmo na própria casa. Crianças,  jovens, adultos e idosos que por um motivo ou outro sentem-se sozinhos e gostariam de poder conversar, de receber atenção ou um abraço forte.

PicsArt_12-01-08.28.05

Isso não quer dizer que não se possa dar um presente para alguém. Claro que presentes tem sentido, ainda mais quando você sabe do que a pessoa está precisando ou quer muito e não pode comprar , afinal presentes também são aquilo que se oferece a alguém como agradecimento ou retribuição. Mas pode ter certeza de que se esse presente vier acompanhado de um forte e sincero abraço será inesquecível.

Dar presentes a tantas e tantas pessoas e famílias que passam necessidades não só no final de ano, faz parte também. Mas tudo isso acompanhado de um grande abraço.

A nossa rede trabalha com pessoas de todas as idades, sejam nas instituições, nas creches, centros de saúde, igrejas, escolas. Usuários e funcionários, voluntários de cada espaço, todos prontos para dar e receber como presente um grande abraço.

Abraços são sempre uma forma de aproximação, de carinho. Por isso somos Abraço Rede Amarais, queremos estar junto, unidos e acima de tudo sentindo nossos corações unidos no mesmo ideal.

Milton Cesar de Souza Alves

Equipe de Coordenação 2018 Abraço Rede Amarais

Campanha: O Melhor Presente é o Seu Abraço

2018-12-02 09.33.17

Este ano vamos encampar a campanha O Melhor Presente é o Seu Abraço para que além do material prevaleça o sentimento, o respeito e o carinho.

Sabemos que muitas famílias estão separadas por quilômetros de distância entre estados,  cidades ou países, que muitas pessoas vão passar sozinhas por vários motivos, outras pessoas vão estar preocupadas, outras doentes. Mas com certeza a força de um abraço, da atenção,  de uma boa conversa vai ser sim um grande presente nesta época natalina e de final de ano, onde afloram a saudade, mas também um sentimento diferente de mais sensibilidade.

A nossa campanha visa aproximar as pessoas, mostrar que antes de qualquer coisa, a presença,  o carinho, o respeito e a atenção são muito mais significativas.

Então vamos levar nossos votos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo na força do nosso sorriso e do carinho do nosso abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s