Grupo de Adolescentes do Centro de Saúde São Marcos

Grupo de Adolescentes do Centro de Saúde São Marcos 

por Silvana Terume

Desde o segundo semestre de 2015, o Centro de Saúde São Marcos tem realizado um trabalho voltado especificamente aos adolescentes. Iniciou com um grupo no período da tarde, apenas, e hoje, conta com dois grupos semanais, um em cada período, sendo todas as quartas-feiras às 17h e quintas-feiras às 9h30min, com duração de até uma hora e meia. Os grupos são mediados por duas profissionais: Silvana (psicóloga) e Lídia (enfermeira).

grupo de adolescentes cssmarcos
1º encontro do grupo de adolescentes nas férias – julho/2017

A ideia do grupo parte da constatação e do incômodo de que os adolescentes/jovens pouco acessam o serviço de saúde. Quando crianças, os responsáveis costumam levá-los às consultas e para as demais demandas. Quando adultos, preocupam-se com consultas de rotina, costumam ter mais problemas de saúde e situações de vida que fazem com que cheguem ao serviço.

Mas e os adolescentes? Trazê-lo para o serviço de saúde não é fácil! É preciso que o serviço sempre repense as suas práticas. E mais do que pensarmos nas consequências sociais deste não acesso ao serviço, devemos ter em mente que saúde é um direito de todo cidadão e a demanda, muitas vezes, está lá, escondidinha… Faz parte do ser adolescente ter tantas dúvidas e questionar muitas regras também! Muitos temas ainda são tabus. É um período de muitas mudanças: não se é criança, mas não se é adulto ainda. Quem eu sou? O que esperam de mim? Isso que esperam de mim é o que eu quero pra minha vida? Será que é possível fazer diferente? Então, resolvemos acolher um pouco dessas angústias e trabalhar com eles temas como estudo, trabalho, família, doenças, sexualidade, uso de substâncias químicas, atividade física, novas tecnologias, alimentação e o que mais eles trouxerem para o grupo, entendendo que tudo isto tem um impacto direto sobre a saúde do adolescente, além de compreender que é papel da atenção básica promover saúde e prevenir doenças!

Em julho de 2016, unimos os dois grupos e fizemos apenas um, com “atividades de férias”, no período da tarde. A experiência foi rica em conhecer gente diferente, divertir-se e trabalhar um tema bastante importante que são os nossos sentimentos. Em 2017, estamos repetindo a ideia, a pedido dos próprios adolescentes, e os encontros acontecerão todas às quartas-feiras de julho, das 16h30min às 18h, abordando diferentes temas por meio de rodas de conversa, jogos e filmes!

Silvana Terume é psicóloga no Centro de Saúde São Marcos (Jardim São Marcos – Campinas) e vai escrever regularmente neste blog

3 comentários

Deixe um comentário