Grupo Primavera

Quem é Quem: Grupo Primavera

O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil  que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas (SP), para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional.  Classificada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade – fundada em 1981 –, atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares.

logo_gp_horizontal

O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

 

A ONG acredita que a educação ética é capaz de transformar a realidade das pessoas, por isso, busca oferecer conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

Em 35 anos de existência, a instituição já atingiu a marca de 11 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos por meio de seus programas, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los membros ativos na sociedade.

O Grupo Primavera é uma das mais tradicionais entidades a atuar na região do Jardim São Marcos, e com um trabalho muito sério foi sendo um ponto importante na vida de muitas meninas da região e de uns tempos para cá também de muitos meninos.

logo_gp_header_retina

Pequeno resumo histórico:

  • 1981: Três voluntárias iniciam o trabalho nos fundos do Postinho de Saúde do Jardim São Marcos com apenas seis meninas.
  • 1986 – 1990: O programa passa a ter três grupos que somam cerca de 170 meninas atendidas por 32 voluntárias com o foco das atividades na formação dessas meninas.
  • 1991 – 1005: O grupo Primavera se torna pessoa jurídica, ocorre a criação de estatutos e diretoria. É adquirida uma nova propriedade que permite a ampliação no atendimento e criação de novos projetos.
  • 1996 – 2000: Implantação do setor de Serviço Social, inicio da profissionalização com abertura de quadro de funcionários ao lado do trabalho voluntário. Implementação do programa JEFD (11 a 14 anos)
  • 2001 – 2005: Implementação do JEMT, PACTO e Arte Teatral. Construção do Centro de Educação e Produção Artesanal para o treinamento na área de produção de bonecas. O projeto “Família Presente” aumenta o engajamento, criando ponte entre o Grupo Primavera e a comunidade.
  • 2006 – 2010: Projetos “Pré-Primavera” e “Aquarela”, sendo o último em parceria com o M.A.E. Maria Rosa.
  • 2015: Inicio do atendimento do Aquarela no Grupo Primavera também de meninos.

322B

Projetos:

 

aquarela_titulo-300x135

O projeto Aquarela é destinado a CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS. Tem como proposta desenvolvê-las intelectualmente por meio de um processo lúdico, dinâmico e conceitual. A prioridade é oferecer às crianças da comunidade condições e oportunidades para vivenciar, DESCOBRIR E INTERIORIZAR VALORES E ATITUDES, promovendo o desenvolvimento social e garantindo formação integral e contínua, dentro de um espaço adequado à infância.

formando_titulo-300x207

Programa educativo que desenvolve nas crianças de 11 A 14 ANOS o raciocínio  lógico a partir de uma metodologia que utiliza valores e a construção do empreendedorismo.  As práticas exploram diversas formas de linguagem e expressão: corporal, artística, escrita, jogos pedagógicos, informática, e áreas ligadas ao meio ambiente e ciências naturais

 

pacto_titulo-300x197

O projeto PACTO foi criado para oferecer  uma alternativa que valorize a vida e  sirva como modelo de sucesso para que  JOVENS DE 13 A 18 ANOS de ambos  os sexos, alunos do ensino Fundamental e  Médio, tenham a oportunidade de se  preparar para CONCORRER A UMA VAGA NOS COLÉGIOS DE ENSINO TÉCNICO. Para a participação no projeto o candidato deve atender a algumas exigências que visam buscar os de maior potencial e que, diante da condição social, enfrentariam dificuldades para ascender profissionalmente. Com uma equipe bem preparada e mantendo sempre como ponto de atração do trabalho a importância de despertar o “gostar de estudar” em nossos alunos, temos alcançado ótimos índices de desempenho nos últimos anos.

crescer_titulo-300x125

O projeto Crescer tem como objetivo promover experiências significativas para CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS que ampliem as competências linguísticas (falar, escutar, ler e escrever) e o aprimoramento do raciocínio lógico. A prioridade é o FORTALECIMENTO DO APRENDIZADO POR MEIO DE VALORES HUMANOS, com foco na formação do sujeito e no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico.

adolescente_titulo-300x196

O Grupo Primavera, por meio da Lei do Aprendiz, é cadastrado junto ao Ministério do Trabalho e ao Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes do município de Campinas. A entidade realiza o PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL no arco ocupacional Administração, que abrange as ocupações de arquivista, almoxarife, auxiliar de escritório e contínuo (office-boy e office-girl). O programa prepara JOVENS DE 15 A 18 ANOS para desempenhar estas atividades profissionais, resultando em oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas parceiras na formação de mão-de-obra qualificada.

italentos_titulo-300x165

O iTalentos é um projeto destinado a capacitar jovens a partir dos 15 ANOS para a compreensão do FUNCIONAMENTO, MANUSEIO, MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES, além de ensinar noções sobre instalação e configuração de redes locais utilizando o Windows. Com o objetivo de revelar talentos, o projeto visa também atender à grande oferta de trabalho na área.

construindo_titulo-300x189

O projeto nasceu com o objetivo de criar conexão permanente e dar continuidade à REDE SÓCIO-ASSISTENCIAL formada entre o Grupo Primavera, as famílias, as escolas, as ONGs e a comunidade. Está voltado para a inserção de adolescentes do sexo masculino da região dos Amarais no mundo do trabalho, fortalecida por um processo de profissionalização e formação de valores pessoais e coletivos. É uma ação interlocutora do Grupo Primavera para a PREVENÇÃO E A REDUÇÃO DO RISCO SOCIAL.

robotica_titulo-300x132

O projeto “CriAR Pro” é voltado a crianças e/ou adolescentes com pouca ou nenhuma experiência em robótica e programação. Ele consiste numa plataforma de ensino, que utiliza um kit desenvolvido pela LEGO, onde a robótica é a ferramenta para a realização de atividades de empreendedorismo, trabalho em equipe, liderança, solução de problemas e noções básicas de inglês.

 

  1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Crianças e Adolescentes de 6 a 14 anos de Segunda a Sexta-feira no horário complementar da escola. Oficinas de dança contemporânea, coral, informática, comunicação, Hip -Hop, roda de conversa, lógica/jogos de tabuleiro, trabalhos manuais, inglês. Capacidade de Atendimento: 240 crianças. Vagas: Conforme demanda e encaminhamento via CRAS ou demanda espontânea na recepção do Grupo Primavera. Abrangência Territorial: Usuários territorialmente referenciados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço Esperança (Região Norte)
  2. Programa de Aprendizagem Profissional: Adolescentes e jovens de 14 a 18 anos que estejam frequentando regularmente a escola. Objetivo: Oferecer formação técnico-profissional e promover o ingresso no mundo do trabalho, na condição de aprendiz como auxiliar administrativo, resultando em inclusão profissional, promoção e resgate social do público atendido. Capacidade de atendimento: 30 jovens. Sendo 20 vagas para os adolescentes que concluíram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 14 anos da própria instituição. Abrangência Territorial: Região Norte de Campinas (Região dos Amarais)
  3. Construindo Pontes: Adolescentes do sexo masculino de 12 a 14 anos. Projeto desenvolvido em parceria entre as ONGs (Grupo Primavera, Núcleo ABC, Direito de Ser, M.A.E. Maria Rosa) e Escola Estadual Castinauta que visa fortalecer a rede socioassistencial, assim como, incentivar o processo de profissionalização, a formação de valores pessoais e coletivos, contribuindo para a inserção dos adolescentes no mundo do trabalho. Capacidade de Atendimento: 30 adolescentes. Periodicidade: três vezes na semana, sendo um deles aos sábados. Condição de frequentar os outros dias da semana algum Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Encaminhamento: Via ONGs parceiras. Abrangência Territorial: Região Norte de Campinas (Região dos Amarais)
  4. Família Presente: adultos da Comunidade. Objetivo: Trabalhar a auto-estima, produzir gratificação e auto-confiança, liberar tensões e ampliar os vínculos relacionais que ativam processos emancipatórios. Oficinas: Informática, manicure, costura básica, artesanato, orientação jurídica decorrente da parceria com o curso de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Inscrições: Em Fevereiro e Julho na recepção do Grupo Primavera
  5. ITalentos/ Robótica: jovens com idade entre 15 e 17 anos, moradores na Região dos Amarais e matriculados na rede pública de ensino. Oferece ao jovem a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos na área tecnológica da informação, iniciação a Robótica, noções básicas de engenharia, ciência e tecnologia. Capacidade de atendimento: 30 adolescentes. Inscrições: Em fevereiro na recepção do Grupo Primavera. Abrangência Territorial: Região Norte de Campinas (Região dos Amarais)

    pacto
    Jovens do PACTO
  6. Pacto – Preparando o Adolescente para o Colégio Técnico: Adolescentes com idade entre 13 e 15 anos, matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino e que tenham média 06 nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências. Objetivos: Capacitar jovens das escolas públicas da Região dos Amarais (Norte de Campinas e Matão/Sumaré) para ingressarem nas escolas públicas de ensino técnico profissionalizante, bem como, auxiliar a escolha de uma profissão. Capacidade de Atendimento: 120 adolescentes. Os interessados devem realizar inscrição para a prova no site do Grupo Primavera entre março e abril. Prova realizada em maio para inicio das aulas em agosto e término em dezembro do ano seguinte, totalizando 18 meses. Além disso os alunos podem ser indicados pelas escolas.
revista_35-1
Leia online

Sem título

Resumo:

Fundado em: Fundado em 1981 por voluntárias que ensinavam bordado a um pequeno grupo de meninas no antigo Posto de Saúde do Jardim São marcos

Atuação: Jardim São Marcos

Atividades: Para as famílias são oferecidas Oficinas de Informática, Artesanato, Dança, Costura Básica, Curso de Manicure e Orientação Jurídica.

Usuários: 240 educandos na faixa etária de 6 a 14 anos, além do Programa Jovem Aprendiz, curso ITalentos/Robótica e Pacto (cursinho preparatório para Colégio Técnico). Também integra o Projeto Construindo Pontes, em parceria com o Núcleo ABC, Direito de Ser, MAE Maria Rosa e Escola Castinauta, no atendimento de meninos, na faixa etária de 12 a 15 anos.

primavera

foto 1

ONG de Campinas oferece cursinho preparatório para estudantes de baixa renda

Site Oficial: Grupo Primavera

Facebook: Grupo Primavera

Twitter: Primavera

Youtube: Canal Grupo Primavera

Entre em contato com o Grupo Primavera: (19) 3746-7990|elisandra@gprimavera.org.br

gps primavera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s